Jogo\50-2 – 4th & Inches Team Construction Disk

4th-inches-team-construction-disk-dos-front-cover
Caixa de DOS.

Lançamento original: 1988 (Accolade).
Plataformas originais: Commodore 64, Commodore Amiga, DOS.
Versão utilizada: DOS (Accolade, 1988).

Hoje é muito comum encontrar conteúdos adicionais de um jogo sendo vendidos a parte. Com serviços digitais e catálogos sempre a disposição dos jogadores, oferecer este material extra funciona muito bem para aumentar a vida útil de um jogo do ponto de vista comercial, aumentando os lucros graças a clientes fidelizados dispostos a pagar mais para incrementar seu tempo de jogo com novos conteúdos em cima de mecânicas já conhecidas e apreciadas. A expansão é diferente de uma continuação, pois 1. ainda é necessário a aquisição do jogo base para usufruir de seu conteúdo; 2. a essência (sua forma e código) da expansão é tomada de empréstimo do jogo base, exigindo portanto menos recursos dos desenvolvedores (não ter de começar do zero) e agradando mais facilmente ao gosto estabelecido dos consumidores.

Esta tática de venda, no entanto, não é recente, podendo ser rastreada desde a década de 1980. As continuações de Wizardry, por exemplo, exigiam que o jogador aproveitasse seus personagens criados no primeiro jogo, o que tecnicamente tornava imperativa a aquisição deste primeiro título para jogar suas sequências. Mas logo viriam expansões de fato que deveriam ser instaladas no computador apenas se o jogo base também estivesse presente, pois dado o caráter expansivo e modular de qualquer programa codificado, não tardou para que percebessem, agora do ponto de vista comercial, que um programa nunca está permanentemente acabado.

Com a limitação de apenas duas equipes em 4th & Inches, a Accolade percebeu que poderia incrementar seu jogo com um editor de times. A expansão introduzia novas equipes e possibilitava alterar todas elas, incluindo as pré-existentes, conforme a vontade do jogador, desde suas cores até habilidades dos jogadores.

O editor foi lançado em 1988 simultaneamente para todos os computadores que haviam recebido 4th & Inches.

MANUAL

4th_inchesteammanual
Capa do manual.

O curto manual lista todas as opções disponíveis a partir da instalação do editor que, como o documento diz, dá ao jogador não apenas o papel de um atleta e técnico, como também dono de sua equipe. Dada a natureza do programa ser apenas um editor de dados do jogo principal, irei descrever suas possibilidades na análise abaixo.

A EXPANSÃO

front4th_000
Tela título.

O que o programa faz é substituir os times “local” e “visitante” presentes no jogo original (isto é, All-Pros e Champs) por quaisquer outros que o jogador queira montar. A expansão traz prontas mais quatro novas equipes fictícias que podem ser selecionadas de imediato (AccoLads, LacoMites, Angles e Wildcats), mas para além disso permite editar estes seis existentes ou criar novos times do zero.

front4th_001
Menu principal.

As modificações são mais cosméticas do que de fato parecem a primeira vista. Basicamente com o editor você pode apenas 1. selecionar o nome do time e a cor do seu uniforme; 2. inverter as posições de titular e reserva dos jogadores; 3. mudar o nome, a altura e o peso dos atletas (o que não parece interferir em nada no jogo); 4. escrever a experiência do atleta: se é novato, se está na segunda temporada etc., isto mesmo, escrever, logo não muda nada no jogo, pois você digitar qualquer coisa neste campo; por fim, 5. você pode escolher o principal atributo do jogador, se ele é rápido, forte, balanceado, isto sim provoca alterações no comportamento dos personagens dentro do campo, a única opção capaz desta intervenção.

front4th_003
Opções na edição das equipes: nome, cor e atributos de todos os jogadores.

Quando fui experimentar as possibilidades do editor, acreditei que trariam mudanças mais impactantes ao jogo base. No entanto, ele funciona apenas como um brinquedo para quem gostaria de ter maior variedade de equipes, elemento que já deveria estar incorporado ao jogo desde o princípio. Agora o jogador poderia, por exemplo, criar sua mini-liga, desde que, claro, mantivesse registrado num papel os resultados das partidas, porque o jogo principal continuaria funcionando apenas com partidas individuais. Ou ainda, os aficionados no esporte poderiam renomear os jogadores e as equipes para refletirem a temporada atual da NFL. No fim, o programa é apenas isso, um leve estimulante para prolongar a vida de um jogo que trazia limitadas opções.

Página no MobyGames.

Deixe um comentário